quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Entenda o soco de massa infinita

Se você é fã do Flash ou se, pelo menos, assistia Liga da Justiça Sem Limites, certamente, já ouviu falar do seu golpe denominado soco de massa infinita.

Mas o que acontece nesse golpe?



No ensino médio você estudou, em química, a lei da conservação da massa, proposta por Lavousier, que diz que a massa de um sistema isolado não varia. Por exemplo, se pesarmos uma forma de gelo com a água ainda no estado líquido, e depois de congelada, obteremos a mesma massa, embora o volume do gelo seja maior.

Se você já estudou essa lei, mas desconhece a Física Moderna, talvez se perguntou como o Flash consegue aumentar sua massa, absurdamente, para dar o soco.

Acontece que, no século passado, Einstein mostrou que a massa aumenta, conforme aumentamos a velocidade. Entretanto, quando a velocidade é baixa (comparada com a velocidade da luz), esse aumento da massa é insignificante.

A massa em função da velocidade é dado pela fórmula abaixo:


Onde mo é a massa do corpo em repouso, v, a velocidade do corpo e c, a velocidade da luz no vácuo, que equivale a 300.000.000 m/s.
Observando essa fórmula podemos notar que, quanto mais próximo da velocidade da luz a partícula estiver se deslocando , maior será sua massa. Ou seja, quando a velocidade do deslocamento tende à velocidade da luz, a massa tende a infinito.
Se você não souber limite, basta imaginar que quando v for próximo de c, o segundo termo do denominador será próximo de um e o denominador próximo de zero. Uma fração com o denominador próximo de zero terá um valor bem elevado. Quanto mais próximo de zero for o denominador, maior o número. Sendo assim, podemos imaginar que quando for igual a zero, o valor será infinito.


Portanto, como o Flash pode correr na velocidade da luz, quando ele faz isso, sua massa torna-se infinita.


Vídeo do canal Portal da Liga.

28 comentários:

  1. Se o flash atingisse massa infinita isso exigiria também energia infinita, pois de acordo com a teoria da relatividade massa e energia são duas faces de uma mesma moeda (E=m.c²). E nem mesmo o universo inteiro seria capaz de suprir uma energia infinita. A luz só consegue viajar nessa velocidade enorme porque não tem massa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se n me engano ele ganha energia da Speedforce pra se mover tao rapido, e ele n precisa chegar na velocidade da luz, so bem perto disso

      Excluir
    2. Ele possui a Aura da Força da aceleração que permite burlar as leia da física, por isso ele não precisa dessa energia toda.

      Excluir
    3. Ele possui a Aura da Força da aceleração que permite burlar as leia da física, por isso ele não precisa dessa energia toda.

      Excluir
    4. Vc tem que entender que isso é um desenho e o flash tem energia quase que inesgotável

      Excluir
    5. Kkkkkkk melhor comentário só Iago

      Excluir
  2. Se o flash der um soco de massa infinita , ele morre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destruiria todo o planeta até onde sei

      Excluir
    2. Só morre se for contra o chuck norris.

      Excluir
    3. Sim ele morre, simplesmente pq o corpo dele ñ é grande o suficiente para a quantidade de massa q ele tem(nenhum objeto seria capaz), logo ele viraria um buraco negro

      Excluir
    4. Ele não morre, pois a speedforce(força de aceleração) absorve todo o impacto equivalente, tornando-o quase indestrutível quando ele está em movimento

      Excluir
  3. se ele acertar o planeta leva uma parte do sistema solar
    porem se for exemplo no super man acho q mataria s , menos o flash
    , no maximo ele só sera sugado para a força de aceleração por atigir uma velocidade inexplicável

    ResponderExcluir
  4. Sò que essa formula está errada. Ao menos no campo experimental ela se mostrou falsa.
    Um elétron acelerado até atingir a velocidade da luz não alterou sua massa. E a partir do momento de atingiu a velocidade da luz o eletron parou de acelerar e ficou com velocidade constante c. Isso indica que a forma parou de atuar sobre o elétron, a massa não foi para o infinito e sim a força foi para zero e a massa permaneceu a mesma, ou seja, a massa não sobre efeito relativistico.
    A formula em termos matemáticos está correta, mas em termos físicos quando se observa o experimento ela não se comporta como descrito por Einstein.
    Tem muitos físicos hoje que já questionam a validade dessa formula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar q a velocidade da luz no vácuo é 2x mais rápida doq na terra.Ja foi descoberta outras partículas q conseguiram se mover na velocidade da luz,mas partículas aqui na terra,n no vácuo

      Excluir
  5. Se a massa é infinita não significa que a resistência do flash seja infinita. Então como ele pode dar um soco de massa infinita sem virar mingau?

    Se a massa é infinita o flash não deveria ser esmagado pela própria habilidade?

    Por que não soco de Força infinita (F=m.a) ao invés de massa infinita?

    Se a velocidade da luz pode ser medida então o soco não é infinito, mas sim tenderia a isso, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vc assistiu o desenho?, quando ele dá o soco ele imediatamente por ter massa infinita em um espaço finito ele sê torna um buraco negro, ele só ñ morreu pq a liga tirou ele de lá. Mais sim foi massa infinita msm.

      Excluir
    2. Ele não morreu porque tem a aura de aceleração como um isolante,uma proteção,ou seja,não tem interferência de forças externas

      Excluir
    3. Ele não morreu,porque tem a aura da força de aceleração como isolante,uma proteção,ou seja,não tem interferência de forças externas (mas é claro que se ele tomasse um soco de massa infinita ele morreria)

      Excluir
  6. se o soco tem massa infita teria que ter força infinita ocosionando uma energia infinita tendo assim um efeito dominó destruindo tudo logo então se o flash tivesse essa habilidade ele poderia usar apenas uma vez na vida

    ResponderExcluir
  7. se o soco tem massa infita teria que ter força infinita ocosionando uma energia infinita tendo assim um efeito dominó destruindo tudo logo então se o flash tivesse essa habilidade ele poderia usar apenas uma vez na vida

    ResponderExcluir
  8. eu estive pensando muito e fiz um cauculo (F= M . A) então se é assim e o flash criar uma velocidade tamanha e percorrer incontaveis vezes a terra ele poderia dar o soco de massa infinita . então vamos reflexar a speed force (força de aceleração) move o espaço tempo . e se ele vibrar na velocidade do ar ou mais as moléculas do ar não vao segurar a massa dele . deixando ele livre como a o movimento retileneo da luz . o qual não tem massa . nesse modo fica F = (3.100000000 x 60 kilos) fora o que ele percorreu para dar esse soco o qual pode deixar mais forte ou infinito . um soco desse teria potencia para mais que uma bomba atômica a potencia seria capaz de muitos feitos como criar um efeito dominó e levar todo o infinito com ele . e a unica coisa que salvaria seria a speed force que se abriria e absorveria toda a força emanada em questões de segundos . força que seria capaz de criar até mesmo um big baang em tese . um golpe desses concentrados mataria qualquer personagem. e com o flash quase não iria afeta-ló pois toda a energia emanada do soco seria absorvida de volta pra ele e a speed force iria puxa-ló para não acontecer algo . é a mesma coisa de um passageiro em um carro com cinto . caso ele bata o carro a 100 km/h o cinto iria puxalo de volta ao banco só ia dar um baita efeito impurrão do metro nele . isso provavelmente assim como foi no desenho. fora que ninguem tem chance de sobreviver a esse soco sem a imortalidade . a não ser que fique intangivel , mude de dimensão consiga se remodelar . se refazer , e tudo.

    ResponderExcluir
  9. Não existe massa infinita, vá estudar teoria da relatividade direito. Um objeto quando se aproximando da velocidade da luz, vira energia.

    ResponderExcluir
  10. Tecnicamente não está errado uma pessoa que se aproxime da velocidade do som já iria sentir como se tivesse queimando pela fricção se ele sequer chegasse perto da velocidade da luz ele seria menos que pó mas como energia não pode ser destruida ainda iria existir

    ResponderExcluir
  11. Lucky Club: Casino site
    Lucky Club offers top-class games in slots, bingo, table games, live blackjack, roulette and much more. luckyclub Sign up for a club account and claim your

    ResponderExcluir