domingo, 5 de outubro de 2014

O Robin é gay?

Devido ao uniforme colorido e apertado do parceiro do Batman, Robin, dizem, frequentemente, que ele é gay e que tem uma relação com o Morcego.

A maioria das pessoas que dizem isso, não sabem nem mesmo o nome do Robin, e nunca leram sequer uma HQ do Batman e se dizem fãs por terem assistido a trilogia do Nolan.

Então, fiz este post para contar um pouco a história desse personagem, que foi fundamental para transformar o Batman no ícone que é hoje.


O Robin foi criado em 1940, por Bill Finger e Bob Kane, e finalizado por Jerry Robinson, com dois objetivos básicos. O primeiro, era deixar as história do Batman mais infantis e alegres, já que eram bastante sombrias. Para isso, fizeram o personagem um garoto alegre e engraçado, que vivia fazendo piadas e usava um uniforme colorido. O segundo objetivo, foi o de criar um personagem com que o Batman pudesse conversar, diminuindo assim os balões de pensamento.

Primeira aparição do Robin

Robin foi o primeiro side kick* que existiu. Ou seja, assim como o Superman foi o primeiro super-herói, abrindo caminho para novas ideias, o Menino Prodígio foi o primeiro ajudante mirim. E fez um sucesso imediato, caindo na graça do público. Com ele, as revistas do Batman passaram a ser ainda mais procuradas.

*Para quem não sabe, side kick é um ajudante infantil do super-herói, aproximando as crianças do protagonista.

Desde sua criação, diversos personagens já utilizaram da identidade secreta.

O primeiro foi Dick Grayson.
Dick Grayson
Quando garoto, Dick Grayson e seus pais eram acrobatas de um circo, sendo chamados de Graysons Voadores.

Porém, este circo estava em dívida com um gangster chamado Anthony Zucco, que mandou sabotar o número da família Grayson, o que acabou acarretando a morte dos pais de Dick.

O bilionário, Bruce Wayne, que estava assistindo o espetáculo, se comoveu com a situação de Dick Grayson, pois quando criança, também presenciara a morte dos pais. Então resolveu adotá-lo.

Mais tarde Bruce revelou para Dick que era o Batman e ensinou para o garoto todas as suas técnicas de luta, investigação, etc. O garoto aprendeu muito bem e passou a ajudar o Batman no combate ao crime.

Um bom tempo depois, Dick Grayson entrou para os Novos Titãs. E, durante a Crise nas Infinitas Terras, mudou seu codinome para Asa Noturna e passou a agir independentemente, estando assim até hoje.

Asa Noturna
O segundo a se tornar ajudante do Batman foi Jason Todd.
Jason Todd
Jason Todd era um menino de rua, que perdeu sua mãe e não sabia o paradeiro do pai.

Certa vez foi surpreendido por Batman, tentando roubar as rodas do Batmóvel. Batman o amarrou e o levou para Batcaverna.

Comovido, Bruce o colocou em uma escola . Mas essa escola ensinava artes criminosas aos garotos, e foi desmascarada por Jason. Surpreendido, Bruce o adotou e ensinou para ele suas técnicas, para que pudesse ajudá-lo como Robin, já que Dick Grayson agora era o Asa Noturna.

Entretanto, Jason era bastante rebelde, desobedecendo diversas vezes às ordens de Bruce. Era extremamente violento com os criminosos e também, irresponsável. Então, Bruce resolveu afastá-lo do combate ao crime.

Nesse tempo, Jason descobriu que quem o tinha criado, na verdade, não era sua mãe biológica e que sua mãe biológica ainda estava viva. Pesquisando no Batcomputador, descobriu que sua mãe verdadeira, Sheila Haywood estava trabalhando na Etiópia e partiu para encontrá-la.

Ao encontrá-la, Jason se surpreendeu ao saber que ela trabalhava para o Coringa. Em seguida, o vilão o surpreendeu e o surrou com um pé de cabra, deixando-o, junto com sua mãe, em um galpão com explosivos.

Quando o Batman chegou, já era tarde demais e Jason morreu em seu braços.


*O motivo por Todd morrer foi impopularidade. Em 1988, a DC Comics realizou uma pesquisa para saber se Jason Todd deveria ou não morrer em "Uma Morte na Família" e a maioria votou para que ele morresse.

Entretanto, com os eventos da Crise nas Infinita Terras, Jason Todd renasceu. Depois de um tempo em coma e com amnésia, ele foi encontrado por Ra's Al Ghul. Com pena dele, Thalia Al Ghul, filha do Ra's, mergulhou ele no Poço de Lázaro, fazendo com que ele recuperasse sua memória.

Jason ficou enfurecido por saber que sua morte não fora vingada e passou a agir como Capuz Vermelho, planejando tomar o controle do crime organizado de Gotham. Batman e Asa Noturna, que ainda não sabia da ressurreição de Todd, lutaram contra ele e acabaram descobrindo a verdade. Mesmo com os conselhos do Batman, que tentou o convencer que ele estava errado, Jason preferiu continuar combatendo o crime da sua maneira.

Capuz Vermelho
O terceiro Robin foi Tim Drake.
Tim Drake presenciou o evento no qual os pais de Dick morreram. Ele viu o Batman no local e percebeu que Dick Grayson partira com Bruce Wayne.

Mais tarde, quando viu o Robin junto com o Batman na televisão, reconheceu Dick pelo porte físico e pelos movimentos acrobáticos, deduzindo então que Bruce Wayne era o Batman..

Com a morte de Jason Todd, Tim desejou ser o novo Robin. Embora, o Batman não quisesse aceitar, Asa Noturna o convenceu de que seria uma boa ideia.

Batman, então, iniciou seu treinamento. Tim Drake era bastante obediente, ao contrário dos seus antecessores, e embora não soubesse lutar, tinha uma habilidade nata para investigações e desejava se tornar o maior detetive do mundo.

Tim Drake também tinha família e, portanto não foi adotado por Batman. Entretanto, logo ele perdeu seus pais - que foram mortos por sequestradores no Haiti -, indo assim morar com Bruce Wayne.

Quando Batman foi dado por morto, Dick Grayson assumiu seu lugar e decidiu que devia passar o posto de Robin para Damian Wayne, pois Tim Drake já era bastante experiente. Tim Drake, incapaz de acreditar que Bruce Wayne estava morto, sai em sua busca assumindo a identidade de Robin Vermelho.

Tim Drake ainda age como Robin Vermelho até hoje, e é o líder dos Novos Titãs.

Robin Vermelho
O quarto personagem a se tornar Robin foi uma garota, Stephanie Brown.
Stephanie Brown
Stepanie Brown era filha do criminoso Mestre das Pistas. Irritada com ele, a garota criou um uniforme e passou a agir como Salteadora, ajudando a prendê-lo.

Durante esse ocorrido, Stephanie conheceu Tim Drake e os dois começara a namorar.

Mais tarde, o pai de Tim Drake, ainda vivo, descobriu que ele era o Robin e ordenou que ele abandonasse o trabalho, pois era muito arriscado, e ele obedeceu o pai. Stephanie pediu para o substituir com Robin e Batman aceitou.

Entretanto, Stephanie era muito desobediente e, ao desrespeitar uma ordem do Batman, esse a demitiu.

Tentando provar para o Batman que tinha valor, tentou acabar com as áreas de ação das famílias do crime de Gotham. Entretanto, fracassou e iniciou uma guerra de gangues na cidade. Enquanto ajudava a por fim na guerra, Stephanie acabou sendo capturada e torturada por Máscara Negra. Após uma luta, conseguiu escapar, mas morreu devido a ferimentos graves.

Futuramente, ela reaparece viva e revela que seu corpo foi trocado pelo de uma pessoa com overdose. Na verdade, foi tudo um plano do Batman para que ela não fosse perseguida.

O quinto e atual Robin foi Damian Wayne.
Damian é filho de Bruce Wayne e de Talia Al Ghul. Crescendo junto com a mãe, sem ser do conhecimento do pai, Damian foi treinado desde cedo por seu avô, Ra's Al Ghul, para assumir seu lugar como mestre da Liga das Sombras.

Bruce Wayne só vai encontrar com Damian quando ele já está bastante crescido. Ele o acolhe em sua mansão e tenta lhe ensinar seus valores, mas Damian tinha sido treinado pela liga das sombras e era um guerreiro cruel e impiedoso. Certa vez, decapitou a cabeça de um criminoso e a levou para a Batcaverna como um troféu.

Damian Wayne sempre teve uma rivalidade com Tim Drake e não respeitava o pai. Entretanto, isso começou a mudar durante a saga Descanse em Paz Batman.

Com Bruce dado como morto, Dick Grayson assumiu seu lugar como Batman, e achou que seria melhor substituir Tim por Damian como Robin, pois o primeiro já era um guerreiro instruído e pronto, enquanto o segundo se perderia se não tivesse a orientação correta. Damian se tornou assim o mais jovem Robin.

No começo, Damian não gostava de Dick Grayson e achava que ele não era digno de substituir o pai. Entretanto, com o passar do tempo começou a admirá-lo e a respeitá-lo e a considerá-lo um irmão mais velho.

Com a volta de Bruce, pai e filho começaram a trabalhar juntos. Entretanto, enquanto enfrentava um clone seu, criado por sua própria mãe e já em idade adulta, Damian é morto por esse.

Atualmente, Damian Wayne está morto.

Esses são os Robins da cronologia oficial. Entretanto, existiram alguns outros Robins em histórias separadas, como Carrie Kelley em O Cavaleiro das Trevas Retorna. Mas isso já é assunto para um outro post.

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o Robin.

Comentem aí o que você acha do personagem e se possível, sigam o blog.

Obrigado pela paciência e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário